quarta-feira, 13 de abril de 2011

Alergia... Nosso grande mostro.


A parte negativa de se ter plano de saúde é que quando você pensa que achou O médico logo o plano é cancelado e lá vamos para a caça a outro médico que atenda o plano e assim nunca conseguimos fazer um acompanhamento prolongado com o Filipe, porque ele ia em 2/3 consultas e... plano cancelado. E olhe que nosso plano é um dos melhores, aceito na maioria dos hospitais e mesmo assim é complicado.
Filipe desde que nasceu sempre que mamava "golfava" muito. Na época quem o acompanhava era o Dr André, médico excelente que nos ajudou demais. Filipe não conseguia ganhar peso e iniciamos uma dieta de engorda literalmente, só que nessa as "golfadas" ficaram mais constantes e sempre piorando. Mesmo falando com os médicos que apareciam no decorrer do tempo sempre falavam que era normal. Parecia mais aquela história (lorota) de que golfar é bom e que isso significa que o bebê vai ser gordinho (não caiam nessa, investiguem sempre).
Até que com 4 meses logo após a mamada Filipe "golfou" mais de uma vez e na terceira ou quarta vez ele vomitou muito. Corremos para a emergência porque nessa até minha tia Suely que era adepta a golfada saudável se assustou. Lá o médico passou motilium, uma medicação específica para refluxo (finalmente alguém com diagnostico mais real), fiquei feliz que alguém viu que aquilo não era normal, na mesma consulta da emergência peguei o cartão do consultório daquele médico. Com o remédio a melhora foi relativamente boa, pelo menos se via um alívio no pequeno. Mas não teve melhora 100%, acho que 60% foi muito.
Com 7 meses minha mãe inventou de dar cremogema para a criança na minha ausência. Fiquei indignada porque desde que comecei com a alimentação sólida sempre fui muito chata e perfeccionista nesse aspecto, coisas industrializadas detestava, fora que não havia necessidade nenhuma de dar essa bomba pra ele. Filipe como bom de garfo que sempre foi tomou tudo claro e minha mãe ficou se achando. Quando cheguei e ela me disse fiquei tão brava e reclamei mostrando que não havia gostado, principalmente quando vi a indicação, que cremogema é indicado para crianças acima de 3 anos (que raiva!), ele só tinha 7 meses. Foi batata, chegamos me casa e vimos que Filipe não se sentia muito bem, não demorou muito e ele começou a passar muito mal, vomitou demais e fomos para a emergência, parecia que cada minuto que se passava pior ele ficava. Ao mesmo tempo que meu coração doía vendo meu bebê naquela situação, a raiva me consumia lembrando da tal da cremogema. O plantonista não falou muito, passou plasil na veia e nos mandou embora. Será que os pediatras não sabem que alergia a leite é super comum?
Tá, minha mãe se disse arrependida, mas no dia seguinte já estava arranjando mil e um motivos para tirar a culpa da cremogema e colocar em mim, mas era tudo tão desconexo que nem ela levou muito a frente e se aquietou.
Mesmo sem saber que Filipe tinha alergia a leite nunca fui muito de dar pra ele, ele só mamava em mim, de resto era só comida e suco.
Quando ele tinha 1 ano e 2 meses, vindo de meses de "resfriados" que demoravam demais a passar e quando passavam logo voltavam, conheci a Rita Ranite, uma pessoa que se tornou uma grande amiga pela internet, ela mora em São Paulo, e em uma dessas conversas me lembro que eu estava extremamente chateada, me achando a pior mãe do mundo, que não sabia cuidar do meu filho, ele vivia doente, resfriado e nunca passava e blá... blá... blá... foi quando ela me deu o diagnóstico de alergia. Me falou pra tirar o leite e derivados da alimentação dele. Me lembro que naquele dia mesmo tirei, nada de bolo, pão de queijo... pois em 2 dias já se notava a diferença. Sério, parecia um milagre. Nada de nariz escorrendo, nada de tosse, e então descobri a tal da alergia. A partir daí a qualidade de vida do Filipe melhorou 100% (sempre me pergunto porque nenhum pediatra suspeitou da alergia). Como era bom ver meu filho bem, saudável.
Uma semana depois tentei introduzir o leite de soja e infelizmente a alergia dele a leite de soja é muito pior.
Fui em um novo pediatra pedir o exame de alergia, e assim fizemos. No resultado confirmamos. No exame aqueles números que se dão os dados para você ter por base em qual estágio está, o máximo que eles colocam é até 50. Tipo assim (não me lembro exato como é), de 10 a 20 - alergia leve, de 21a 30 alergia moderada, de 31 a 40- alergia grave, de 41 a 50 - alergia muito grave. A do Filipe deu 79. Só que o exame não foi definitivo alergia a que ele tem, mas como já havia tirado o leite e ele havia melhorado fomos por dedução.
Nessa que eu tirei o leite e ele melhorou, saí avisando pra todo mundo sobre a alergia a leite, pedindo para não darem nada com leite e derivado. Nessa meu pai vira e fala: "Nunca vi ninguém morrer por conta de comida, isso é frescura, aqui ele vai comer de tudo". Ok, não falei nada, mas naquele momento já decidi que não deixaria Filipe lá na casa deles sem eu estar e assim fiz, sempre que ia ficava sempre junta na hora das refeições pra não ter o perigo. Como eles não entendiam a gravidade do problema eles ficavam com dó.
E assim se passaram quase 3 meses com Filipe sem crise. Aprendi a fazer leite de amêndoas, quinoa, leite de arroz e assim me virava nas mamadeiras dele e ele não reclamava.
Quando ele estava com 1 ano e 4 meses, perto de completar os 5 meses não me lembro o porque mas precisei deixar ele na casa da minha mãe, claro que com mil e uma recomendações. Ela prometeu que não daria nada. Não deixei ele muito tempo lá, foi só o tempo de eu resolver o que precisava, quando chego me deparo com a notícia de que ela saiu e comprou danoninho e deu pra ele. Escrevo isso aqui e sinto a mesma raiva que senti naquele momento. Porque? Pra que? Meu pai já veio pra cima cheio falando um monte de besteira meio que defendendo minha mãe. Nesse dia sai de lá e chorei na rua mesmo. Nem precisa falar né? Como já tinha quase 3 meses que Filipe não tinha contato nenhum com o leite a reação foi muito pior, ele ficou com falta de ar, muita dificuldade para respirar, olha foi horrível. Pra onde fomos? Emergência, lá tiveram que dá antialérgico na veia. Depois fiquei sabendo que ele estava com início de choque anafilático por conta do tão inocente danoninho. Na hora eu estava tão brava que liguei do hospital mesmo para os meus pais e disse que eles quase conseguiram o que queriam, que era matar o Filipe. Disse o que aconteceu e eles ficaram doidinhos.
O que me deixa muito brava é porque eles se assustam, vêem que não é brincadeira a situação, falam que não vão mais dar, passam alguns meses com medo mas depois dá um pedacinho de alguma coisa. E depois a mamãe e o papai aqui que tem que segurar as pontas. Apesar que de 1 ano pra cá eles melhoraram mesmo, não posso negar.
A umas 3 semanas Rodrigo e Filipe dormindo a tarde e eu saí. Filipe acordou e quietinho atacou a pasta de leite em pó que eu fiz para por nos cupcakes. Nossa, ele ficou inchado, a pele horrível. Os olhinhos nem abriam direito. Essa vez também foi grave, até hoje ele não melhorou tudo mesmo com a medicação.
Mesmo assim desde março ele vem com uma alergia na pele que não sabemos o que é. Ocorre principalmente na região posterior da coxa. Mostramos para o médico e ele recomendou usar sabonete dove, oléo mineral depois do banho, banho de água de morna para fria, e só um banho por dia. Sinceramente não tenho visto melhora nenhuma.
Marquei alergista, mas só tem vaga para dia 9 maio então até lá vamos levando como dá. Quero saber do que é essa alergia na pele agora.

Só sei que isso tudo é canseira, ficar regulando alimentos. Ir em festinha de criança é um pouco complicado. Digo um pouco porque Filipe não liga muito para os docinhos e o bolo, gosta mesmo é de brincar. Mas é sempre tudo muito atraente né?
Lembro que quando ele era pequeno e descobrimos a alergia, quando íamos nessas festinha eu levava o lanche no caso dele querer comer, mas ele nunca comia rs, só queria brincar e brincar.

Não vejo a hora disso passar logo.

2 comentários:

  1. menina..que tenso..
    nunca imaginei uma alergia assim tão forte ao leite..
    ja estagiei em creches e escolas é comum ter algum alérgico a leite,mas assim tão severo nunca tinha visto...
    agora é irresponsabilidade total dos seus pais continuarem dando derivados do leite sabendo que ele é alergico..aff
    aqui na minha familia tem mtos alérgicos..mas é mais alergia respiratória..
    aqui mas vc sabia que esse exame que vc fez q detectou a alergia a leite,existe um completo com vários itens, de alimentos a substâncias que vc faz e descobre quais são as alergias???
    po se aqui que é roça tem rss ai deve ter.
    foi num desses que minha mãe descobriu ter uma alergia severa a camarão..que ela nem sabia pq n gosta de camarão...
    foi num exame desse que meu padrasto descobriu que era alérgico a um monte de produtos quimicos, desde a detergente até sabonete..
    veio os nomes todos discriminados..
    procura saber..que e melhor do que tirar toda a alimentação do menino e pode nem ser alergia alimentar e sim de toque..beijosss

    ResponderExcluir
  2. menina que tenso né?
    respondendo a seu comentário no meu blog: tem leader em brasilia?
    rsrs
    pq nossa eu amo leader!faço a festa nela!!!!
    rsrsrsrs

    acho que vou começar a pedir uma comissão pq sou a garota propaganda deles hehe
    beijosssss

    ResponderExcluir