sexta-feira, 15 de abril de 2011

O Pequeno Leitor


Fuçando na net sobre histórias para crianças achei um site super interessante


É um site que tem como objetivo incentivar o interesse pela leitura em crianças de 5 a 10 anos por meio da internet.

Para isso, cada área oferece um mundo virtual onde a força de interação da web, somada ao poder de encantamento da palavra, criarão juntas um universo mágico nas suas mais variadas formas. Seja por meio de histórias ilustradas e livrinhos virtuais, seja com poemas, brincadeiras rimadas, piadinhas, espaços para usar a imaginação, criando suas próprias histórias e outras atividades que estimularão a criatividade e a sensibilidade de cada criança.

Com este estímulo, a criança desenvolverá o hábito de ler por prazer e pela identificação. Para aqueles que têm interesse, mas ainda estão engatinhando na leitura, o ambiente letrado somado ao áudio das histórias, ajudará a consolidar um pouquinho mais o processo de alfabetização, já que a aproximação com este universo estimula a curiosidade e cria nos pequenos a vontade de entender como funciona o mundo à sua volta.

Uma vez cadastrada, a criança poderá inventar e colecionar histórias e palavras, ganhar brindes, fazer amigos e aproveitar todos os recursos e atividades do site, mas para o cadastro ser concluído, é necessário que você o valide.

Se tem uma coisa que incentivo no Filipe é a leitura. Comprei os primeiros livrinhos dele quando ele tinha 6 meses e desde então aqui em casa o mundo mágico das histórinhas faz parte do nosso mundo. Filipe ama e mamãe curte demais. Hoje desenhei as vogais em papel A4 e o nome dele e colei na parede, ficou massa e ele amou. Ele sabe falar as vogais mas decorado, sem ter noção de qual é qual mesmo. Tipo, ele sabe que para descer no elevador ele aperta o T de tatu, mas ele sabe porque eu falei e ele decorou, mas se eu pegar uma palavra aleatória e pedir pra ele achar o T ele não sabe, assim é o mesmo com as vogais. Ele sabe que no nome dele tem o I, E, mas se eu pegar o nome de outra pessoa com as mesmas letras ele não identifica. O mesmo com números. Ele conta de 1 a 15 mas não tem noção de quantidade é só decoreba mesmo de ficar escutando. Com sinceridade não ligo muito pra essas coisas não, acho ele muito novinho pra saber essas coisas, mas ele se cobra, acho que pelos primos estarem em idade de alfabetização (Marcelly e Mateus) e falam o tempo todo do que estão aprendendo na escola, nessa Filipe também quer e fica o dia inteiro contando e tentando decifrar as palavras. Chega a ser engraçado, se ele vê uma palavra qualquer ele começa a tentar decifrá-la (tudo errado claro), mas fala com tanta convicção rs. Aí hoje decidi fazer essa pra ele e ele amou, tá se achando. Mas o que ele mais tá gostando é de me ensinar, ele mostra a letra e fala pra eu dizer qual é a letra e qual a cor (fiz cada letra com uma cor primária - essas ele já sabe à algum tempo).
Ele gosta muito das palavras, até porque ele tem muitos livros e sempre lemos. Quase todo dia ele pega um livro, senta e começa a contar a história pelas figuras, super criativo, o mesmo livro ele já inventou várias histórias, porém todas sempre coerentes, interessantíssimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário