domingo, 6 de março de 2011

Filipe doentinho


Esses acontecimentos na vida do Filipe me deixa bem chateada, porque quando Filipe fica doente nunca dá para saber de cara o que ele tem. Filipe é alérgico a leite e mais alguma coisa que começou a se manifestar de umas semanas pra cá e não fazemos ideia do que possa ser. Quando ele entra em crise alérgica os sintomas são idênticos a uma gripe, o nariz fica escorrendo e tosse, só não dá febre. E assim começou a umas 2 semanas atrás. Como 80% de chance de quando esses sintomas aparecem é alérgico já entro com o anti-histaminico, se tem uma coisa que evito ao máximo é ir em emergência, acho que o ambiente de uma emergência é perigoso demais para uma criança que já está com imunidade baixa. Primeiro porque é difícil achar emergência bem ampla, onde haja uma boa circulação de ar, e outra, quando você vai em emergência lá terá várias pessoas e crianças doentes, então a chance de entrar com algo leve e sair com um brinde é grande demais, não rola mesmo. Ainda tem a parte dos médicos que me deixa super irritada, provavelmente o médico não vai saber o que meu filho tem, então, ele fala que é virose, passa ATB (antibiótico) e se der febre um antitérmico, se não melhorar em 7 dias voltar nele. Fala sério, a maioria são incompetentes e não querem ter o trabalho de investigarem o que pode ser a causa, se a mãe está levando o filho de madrugada, tirando ele do seu conforto, saindo no frio, ficando no meio da noite em uma fila de espera e quando não tem fila espera do mesmo jeito porque com certeza o médico vai demorar para acordar, o mínimo que um PROFISSIONAL deve fazer é usar do que aprendeu em seus 8 anos de ensino e colocar em prática. Talvez um exame de sangue não sei (quem tem que saber é ele). Mas não, em atendimento com crianças com nariz escorrendo, tosse e febre se coloca todas em um saco e se trata como uma coisa só. Então pra que eu vou no médico? O farmacêutico aqui de perto de casa tem muito mais paciência e atenção do que o cara do consultório (falei que isso me tirava do sério rs).
O que me deixa mais fula da vida são os palpiteiros de plantões que sempre pegam no pé e acham chique ir em pronto socorro. Já tentei explicar que não adianta, mas saí como a irresponsável, pior é quando as palpiteiras são aquelas que não cuidam dos próprios filhos, mas sempre tem na ponta da língua como cuidar do seu (tô azeda não viu! estou escrevendo com tranquilidade, só expressando minha opinião rs).
Acho também que fico mais confiante por ser fisioterapeuta, ter estudado tanto o corpo humano e ter trabalhado com um médico por 4 anos, acaba que eu sempre lia os prontuários dele para saber qual o tratamento elaborar com meus pacientes (que na maioria das vezes era os mesmos que o dele) e para isso tinha que ler tudo que aconteceu e todos os procedimentos realizados desde o começo do tratamento.
Então, ontem entrei com o ATB e expectorante. Filipe estava tossindo muito e com muita coriza, a noite é que o bicho pegava, o bichinho não conseguia nem dormir direito, é desesperador para ele que dorme mal, e para mim e Rodrigo que fica sem ter o que fazer e só tendo como auxiliar o sorine que ajuda com as corizas por períodos curto de tempo. Agora as 23 horas ele toma a quinta dose do ATB e graças a Deus estamos vendo melhora, ele ainda tem tossido, mas bem menos e a coriza diminuiu bastante, está até deixando ele dormir melhor, amanhã com certeza vai melhorar mais pois o ATB faz efeito mesmo a partir do terceiro dia.
Fui pensar e perceber que desde que ele nasceu ele fica doentinho no mês de março, não só ele mais a maioria das crianças, e como o clima de Brasília não ajuda nada os pequenos acabam pagando as consequências.
Quando ele está assim ele dorme em nossa cama, essa vez melhorou demais porque agora podemos ir pra cama dele, antes com berço o sofá fazia o papel e deixava a gente quebrado no dia seguinte rs (normalmente eu que ia para o sofá, porque Rodrigo com seus 1 metro e 92 de altura não cabia e ficava pior do que eu kkkkkkk). E outra coisa é que evitamos ao máximo sair, principalmente quando tem outras crianças no lugar, acho uma forma de desrespeito e falta de noção levar uma criança doente para o meio de outras que provavelmente alguma irá levar de presente a virose que seu filho transmitiu né? Hoje mesmo tinha festa na igreja da nossa turma de batismo e não fomos, ontem Rodrigo ainda foi pra igreja, mas machucou o pé na sexta e hoje não aguentou ir. E eu fiquei para cuidar dos dois rs, a mesa da sala está quase uma farmácia (exagerei legal!).
Ser mãe é isso, e confesso que não me incomodo, apesar de ser super cansativo. Principalmente porque a criança só acorda naquela hora que você está no seu sono mais profundo, provavelmente sonhando rs. De uma certa forma a gente até se acostuma, quando a criança está assim ficamos ligados e qualquer barulhinho você já está alerta para resolver.
Até o fim da semana ele está melhor. Tenho a benção de não precisar me preocupar com certas coisas, tipo, Filipe mesmo doente come bem e brinca normalmente. Só os remédios que deixa com sono, mas fora isso e a carinha com os olhos lacrimejando nem dá pra acreditar que se tem uma criança doente em casa. Obrigada Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário